30/05/2015

Dicas de Montagem







Essas dicas são destinadas a quem está iniciando na arte de fazer papercraft.

Se você alguma vez na vida já montou um cubo para usar como dado, saiba que você já montou um papercraft. É a mesma coisa. A diferença aqui é que os modelos tem mais faces e mais partes.
As dicas aqui mostradas são apenas recomendações. Não existe uma só maneira de montar um papercraft. Fica a seu critério encontrar o melhor método para você e qual material escolher.


Use cola branca comum de papel porque se você colar uma aba errada é possível concertar o erro antes que a cola seque.


Paciência. Sem paciência não se chega a lugar nenhum. Essa é a dica principal. Tenha paciência tanto no recorte quanto na montagem.


Em meus trabalhos opto pela impressão jato de tinta em papel sulfite. Já trabalhei com impressão a laser em papel couchê, o resultado não foi dos melhores. Na hora de marcar os vincos a tinta da impressão descasca e como o papel é com brilho a cola não segura direito. Também tentei com o papel fotográfico (ver aqui). De inicio fica bonito mas as cores logo desbotam e a cola não fixa no papel muito bem e o modelo fica frágil. Por conta disso prefiro mesmo o papel sulfite porque a tinta não saí na hora de fazer as dobras e a cola branca segura bem no papel.











Material



Aqui vai algumas recomendações de materiais. Os materiais são muitos variados e com a prática, conforme você for desenvolvendo sua técnica você vai saber qual é o melhor prá você.

Papel - Não pode ser muito mole se não o modelo vai ficar frágil. Gramaturas a partir de 120 é suficiente.

Tesoura e estilete - Aqui coloquei os dois porque são as ferramentas principais de corte. Alguns montadores tem preferência por um ou outro.

Cola - Para iniciantes o ideal é o uso de cola branca porque em caso de cometer algum erro, esse erro pode ser corrigido rapidamente. Alguns montadores em nível avançado usam cola instantânea, mas usar essa cola exige muita habilidade pois ela cola muito rápido inclusive seus dedos se você não tiver cuidado.

Espátula vincadora e régua- Coloquei as duas juntas porque elas são usadas juntas. Existe materiais próprios para vinco. Eu uso espátula de manicure e há quem usa caneta sem tinta.

Base de corte - A base de corte é importante pois ela evita que sua mesa seja danificada e também conserva a lâmina do estilete afiada.

Goma-laca e verniz - O material para o acabamento não é necessário. Mas é recomendável que faça para conservar o modelo.

Esses são os materiais básicos. Caso você for montar algum modelo com articulações, você vai precisar de mais alguns materiais como: palitos de dente, alfinetes, tarraxas de silicone e adesivo instantâneo.










Vinco



Faça os vincos antes de recortar. É possível fazer depois de recortar mas fica mais fácil fazer antes do recorte. 

Ha dois tipos de bobras. Mountain (montanha), onde a dobra é feita em forma de montanha, ou de o teto de uma casa, marcada por uma linha que alterna em ponto e traço. Valley (vale), onde a dobra é feita em forma de vale ou de uma calha.






Existe materiais próprios para vinco. Eu uso espátula de manicure, tem as versões de plástico e metal. Ha quem também use caneta sem tinta.



















Use uma régua e faça a marcação com a espátula sobre a linha da dobra.
















Após o recorte fica muito mais fácil fazer as dobras. E a aparencia do seu modelo ficará muito melhor.







Recorte


Depois de fazer as marcações vamos ao recorte. Um recorte errado pode comprometer todo o aspecto de seu modelo. Recorte em cima da linha, cortar a mais ou a menos pode fazer com que o modelo fique torto e com linhas brancas nas emendas.







Colagem



Use palitos de dente para passar cola nas abas. Assim não encharca o papel com cola e não corre o risco de passar cola onde não deve.
Procure não encostar o dedo ou outra ferramenta suja com cola na impressão do papel. Você poderá danificar a impressão.      

O ideal é usar pouca cola e muita precisão na colagem. Colar uma aba de modo errado pode causar transtornos mais para frente. A aba não pode aparecer nem passar do local do corte. Nem mesmo ficar torta.















O modo mais fácil de montar a peça é colar uma aba de cada vez e esperar secar. Se tentar colar tudo de uma vez as partes coladas anteriormente acabam soltando.

E preciso segurar um pouco a aba enquanto a cola seca. Use pinça para colar partes em que a mão não alcança. Depois de um ou dois minutos já pode soltar. 



Algumas partes são subdivida em outras partes. Neste caso um modo fácil de montagem é montar cada subparte primeiro e depois juntar todas.














Acabamento

O acabamento serve para proteger o modelo de poeira e umidade. Uma gota d'água pode causar um dano terrível.
Eu uso goma-laca incolor e verniz geral. A goma-laca serve para impermeabilizar o papel. Caso você não queira que seu modelo fique com muito brilho, a goma-laca é suficiente. Ela deixa um brilho bem fraco e proteger seu modelo. Uso o verniz apenas para dar brilho e para deixar um pouco mais resistente.
O que me incomoda no verniz é que ele as vezes penetra muito no papel e acaba manchando, principalmente se o papel tiver com cores claras. A goma-laca serve justamente para evitar que isso aconteça. Dê três demão de goma-laca e em seguida pode aplicar o verniz.



TitanPapercraft - 2014 - 2022