21/11/2013

Dicas de Montagem



Essas dicas são destinadas a quem está iniciando na arte de fazer papercraft.

Se você alguma vez na vida já montou um cubo para usar como dado, saiba que você já montou um papercraft. É a mesma coisa. A diferença aqui é que os modelos tem mais faces e mais partes.
As dicas aqui mostradas são apenas recomendações. Não existe uma só maneira de montar um papercraft. Fica a seu critério encontrar o melhor método para você e qual material escolher.


Use cola branca comum de papel porque se você colar uma aba errada é possível concertar o erro antes que a cola seque.


Paciência. Sem paciência não se chega a lugar nenhum. Essa é a dica principal. Tenha paciência tanto no recorte quanto na montagem.


Em meus trabalhos opto pela impressão jato de tinta em papel sulfite. Já trabalhei com impressão a laser em papel couchê, o resultado não foi dos melhores. Na hora de marcar os vincos a tinta da impressão descasca e como o papel é com brilho a cola não segura direito. Também tentei com o papel fotográfico (ver aqui). De inicio fica bonito mas as cores logo desbotam e a cola não fixa no papel muito bem e o modelo fica frágil. Por conta disso prefiro mesmo o papel sulfite porque a tinta não saí na hora de fazer as dobras e a cola branca segura bem no papel.





Vinco



Faça os vincos antes de recortar. É possível fazer depois de recortar mas fica mais fácil fazer antes do recorte. 

Ha dois tipos de bobras. Mountain (montanha), onde a dobra é feita em forma de montanha, ou de o teto de uma casa, marcada por uma linha que alterna em ponto e traço. Valley (vale), onde a dobra é feita em forma de vale ou de uma calha.






Existe materiais próprios para vinco. Eu uso espátula de manicure, tem as versões de plástico e metal. Ha quem também use caneta sem tinta.



















Use uma régua e faça a marcação com a espátula sobre a linha da dobra.
















Após o recorte fica muito mais fácil fazer as dobras. E a aparencia do seu modelo ficará muito melhor.

Recorte


Depois de fazer as marcações vamos ao recorte. Um recorte errado pode comprometer todo o aspecto de seu modelo. Recorte em cima da linha, cortar a mais ou a menos pode fazer com que o modelo fique torto e com linhas brancas nas emendas.







Colagem



Use palitos de dente para passar cola nas abas. Assim não encharca o papel com cola e não corre o risco de passar cola onde não deve.
Procure não encostar o dedo ou outra ferramenta suja com cola na impressão do papel. Você poderá danificar a impressão.      

O ideal é usar pouca cola e muita precisão na colagem. Colar uma aba de modo errado pode causar transtornos mais para frente. A aba não pode aparecer nem passar do local do corte. Nem mesmo ficar torta.















O modo mais fácil de montar a peça é colar uma aba de cada vez e esperar secar. Se tentar colar tudo de uma vez as partes coladas anteriormente acabam soltando.

E preciso segurar um pouco a aba enquanto a cola seca. Use pinça para colar partes em que a mão não alcança. Depois de um ou dois minutos já pode soltar. 



Algumas partes são subdivida em outras partes. Neste caso um modo fácil de montagem é montar cada subparte primeiro e depois juntar todas.














Acabamento

O acabamento serve para proteger o modelo de poeira e umidade. Uma gota d'água pode causar um dano terrível.
Eu uso goma-laca incolor e verniz geral. A goma-laca serve para impermeabilizar o papel. Caso você não queira que seu modelo fique com muito brilho, a goma-laca é suficiente. Ela deixa um brilho bem fraco e já e proteger seu modelo. Uso o verniz apenas para dar brilho e para deixar mais resistente.
O que me incomoda no verniz é que ele as vezes penetra muito no papel e acaba manchando, principalmente se o papel tiver com cores claras. A goma-laca serve justamente para evitar que isso aconteça. Dê três demão de goma-laca e em seguida pode aplicar o verniz.


Titanpapercraft - 2015 - 2017